Homilia - por Mauro César Deulefeu - PASCOM
Muita gente confunde homilia com sermão. Embora aparentemente queiram dizer a mesma coisa, existem diferenças.
Homilia, de origem grega (homilia)significa uma pregação em estilo familiar e quase coloquial sobre o Evangelho. Esta palavra surgiu no vocabulário da língua portuguesa no século XIV e queria dizer “discurso do povo”.
Alguns exemplos de grandes homiletas ou homiliastas: Santo Agostinho, São Basílio Magno, São João Crisóstomo, São Leão Magno e Santo Ambrósio.
Sermão, de origem latina (semone) significa discurso religioso, geralmente pregado do púlpito ou da cátedra, em tom solene, longo e moralista, que busca o convencimento da platéia assistente. Esta palavra surgiu na língua portuguesa desde o século XIII.
Alguns exemplos de grandes pregadores de sermão: São Bernardo, Pe. Antônio Vieira e Karl Rahner.
Em nossa missa semanal, o celebrante faz uma pregação, citando as leituras (primeira, segunda e Evangelho), traduzindo os sinais e as mensagens da Palavra de Deus, numa linguagem simples e atual.
Devemos sempre permanecer em atitude de respeito, em silêncio absoluto, prestando atenção, aprendendo a mensagem e os ensinamentos da Palavra de Deus.
“Vamos às aldeias vizinhas, para que Eu pregue também lá, pois para isso é que vim.” Mc 1, 38.
A Escola Mater Ecclesiae
A Escola Mater Ecclesiae foi criada com a finalidade de promover um aprofundamento da fé católica. Até então, havia numerosos cursos para catequistas paroquiais e de escolas primárias. A idéia da criação de uma escola destinada à formação de professores de religião para nível médio, surgiu durante o Congresso Catequético, realizado em outubro de 1964. Com o apoio do Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara – Arcebispo da Guanabara e Presidente da Comissão Episcopal Leste 1 – uma equipe de colaboradores, dentre eles Dom Cirilo Gomes – Ordem São Bento – elaborou o anteprojeto, promulgado por Dom Jaime de Barros Câmara em 12/12/1964.Quanto ao título da Escola, foi uma homenagem à Virgem Maria – Mater Ecclesiae – e seu objetivo é a formação e aperfeiçoamento de Professores de Religião em estabelecimentos de educação de nível médio, sediados na região Leste 1 – da CNBB. Nesta Escola os alunos têm uma formação doutrinária básica e sólida, iniciação teológica que lhes permite sentir ao vivo a beleza e a coerência das verdades católicas, dotando-os de recursos didáticos, e habilitando-os às transmissão catequética, contribuindo para a formação do católico.
Durante muitos anos Dom Estevão Bittencourt (1919-2008) – Ordem São Bento, dirigiu a Escola Mater Ecclesiae e com sua dedicação muito contrinuiu para o êxito do ensino da fé católica e também o aumento do número de núcleos da Escola.
Atualmente a Escola é dirigida por um de seus ex-professores e atual Diretor, Dom Edney Gouvêa Mattoso. O seu corpo docente é formado por pessoas gabaritadas, formadas pelas principais Instituições Teológicas cariocas.
E nossa Paróquia, na pessoa de seu Pároco Pe. Niraldo, empenhou-se para que tivéssemos instalada aqui, esta Escola, em sua difusão da fé católica, comprometida com a fidelidade à Doutrina de Cristo, tal como é ensinada no Magistério da Santa Igreja; coloca-se à disposição de todos interessados em conhecer a nossa religião, como também habilita-os (desde que cumprida as necessárias exigências) ao concurso público no ensino religioso para as Escolas Municipais e Estaduais (aprovado pela Lei 3.459 e 14/09/2004) reconhecido pelo Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid, e demais escolas particulares. O primeiro concurso realizado em 04/01/2004 com 500 vagas, das quais 342 foram preenchidas por católicos.
São ministradas 18 disciplinas dentre elas: Ideologia, Sagrada Escritura, Moral, História da Igreja, Liturgia e Catequese. É exigido ao aluno a conclusão do 2º grau.
Agradecemos a Deus e ao Pe. Niraldo por mais esta conquista e façamos jus por este êxito de nossa comunidade, que também beneficiará bairros adjacentes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário