por Maria José Guerson Deulefeu - Círculo Bíblico
Quantos nomes e qualidades podemos dar a Maria? Para nós, católicos, Mãe do Nosso Salvador, Mãe de Deus, Mãe da Nossa Igreja, Nossa Mãe, Minha Mãe!!!
A Bíblia pouco tem sobre Maria antes da anunciação do Anjo Gabriel. Embora Maria já fosse uma jovem diferente pelo seu amor e dedicação às coisas de Deus, isto era considerado normal na época, principalmente por serem, Joaquim e Ana, seus pais, pessoas muito religiosas.
A Virgem Maria entregou-se totalmente à vontade do Senhor, mesmo sabendo que poderia sofrer graves conseqüências, já que era noiva de José e, pelas leis da época, ele poderia rejeitá-la, podendo até receber como castigo a morte por apedrejamento.
Sua pureza é tanta, que Maria dá seu sim a Deus sem fazer nenhum questionamento, até mesmo nos momentos de grande dor, como na morte de seu filho Jesus.
Do seu filho, Jesus Cristo, recebe mais uma missão: a de ser Mãe de toda humanidade. “Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua Mãe: ‘Mulher, eis aí teu filho.’ Depois disse ao discípulo: ‘Eis aí tua Mãe’”. Jô 19, 26-27.
Maria é nossa Mãe e és portanto, Mãe da Igreja fundada por Jesus.
A Mãe de Jesus e Nossa Mãe, só tem um nome: Maria (em hebraico: Miriam), como nos diz São Lucas ao narrar a aparição do Arcanjo Gabriel para anunciar-lhe sua escolha para Mãe do Salvador: “E o nome da Virgem era MARIA.” (Lc 1, 27). Todas as outras denominações com que veneramos Nossa Senhora não são nomes, mas títulos.
Nossa Mãe recebe títulos em função de lugares onde teria aparecido (de Fátima, de Lourdes), das graças que tenha concedido (das Graças), de locais onde é padroeira (Aparecida), das graças de que necessitamos (da Boa Viagem) e até nomes que queiramos dar em função de nossas necessidades. É a Santa que mais recebe nomes em toda a Igreja Católica. São mais de 1.000 nomes.
É preciso deixar bem claro para todos que esses títulos se referem à mesma pessoa, porque só há uma Nossa Senhora, Maria, a Mãe de Jesus e Nossa Mãe. Como dizia minha falecida. mãe Januária: “Todas as Nossas Senhoras são a mesma Mãe de Deus!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário